Quando os Pássaros Voam para o Sul (Lisa Ridzén)
- Laila Vitória
- 4 de jan.
- 1 min de leitura

Esse livro entregou muito mais do que eu esperava. É um romance calmo, constante, sem nenhuma reviravolta marcante e mesmo assim que consigue te prender na leitura.
Quandos os pássaros voam para o sul, conta a história de Bo, um senhor que vive sozinho e recebe atendimento domiciliar de cuidadores que vão deixando registros sobre o dia a dia dele e do seu companheiro sixten, seu cachorro.
O livro é literalmente uma imersão dos pensamentos de Bo, que na maior parte do tempo são dialogos internos que ele tem com a esposa, que agora vive em um asilo para idosos com alzheimer avançado e já não se recorda mais da família.
Ele discorre sobre suas recordações da infância e juventude, relação conturbada com seu Pai, casamento, criação do se único filho Hans, memórias de sua neta e a amizade com Ture. Expõe a dificuldade para se manter fiel a si mesmo mesmo na velhice e sofre com a dificuldade de expressar seus sentimentos e vontades.
Hans, o filho Bo decice retirar o Sixten dele devido as dificuldades que ele tem para cuidar do cachorro e nesse momento ele também descobre que Ture, seu melhor amigo morreu. Sem Sixten e Ture, Bo também deseja partir.
É um livro lindo, que conta sobre laços, histórias que carregamos e sobretudo sobre a finitude da vida e suas dificuldades. Faz a gente ficar reflexivo e, é uma prévia do que um dia também vamos viver antes de partir.




Comentários